terça-feira, 9 de junho de 2009

XVI Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana.

RECEBIDO POR EMAIL:







Comunicado


XVI Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana.


A Casa do Povo de São Roque do Faial organizará o XVI Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana, que decorrerá nos próximos dias 10 e 11 de Junho junto à Igreja Paroquial de São Roque do Faial.
Depois de, no ano passado, o Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana ter-se realizado em dois dias, eis que este ano surge uma outra novidade: a introdução de uma temática ao evento. Mais uma vez aceitamos o repto lançado no fim da edição anterior e, o tema escolhido para a presente edição foram os “Costumes e Tradições”. Este tema não surge por acaso, pois no meu entender, muitos dos costumes e tradições vão persistindo no tempo e alguns até vão sendo recuperados graças aos grupos culturais que proliferam pelas 6 freguesias do nosso concelho.
Continua a ser um dos principais objectivos deste evento cultural o convívio entre todos os elementos que constituem os vários grupos existentes pelo concelho, assim como, mostrar um pouco daquilo que se vai fazendo em prol da cultura em Santana. Esta iniciativa, que já vai na sua 16ª edição, continua a ser única em toda a região, pois junta diversificado número de grupos desde o teatro, tunas, folclore, grupos corais, dança, bandas filarmónicas passando pelos grupos recreativos, grupos de tocares e cantares ou de animação. Participarão vinte e sete grupos ultrapassando os 500 elementos.
O Encontro de Grupos Culturais é, actualmente, o evento que traz mais pessoas à freguesia de São Roque do Faial. Se pensarmos que só pelo palco passam mais de 500 elementos num fim-de-semana, para a dimensão da nossa terra, já é muito bom. Ao longo dos anos este certame foi crescendo, sendo já um cartaz para o próprio Concelho de Santana.
Apesar do parente pobre continuar a ser a cultura, os grupos culturais têm-se mantido fruto do espírito de missão dos seus dirigentes e executantes. A maioria dos grupos passam por muitas dificuldades para poder apresentar espectáculos de qualidade e que, por vezes, por ser da terra, não são devidamente apoiados.
A 16.ª edição do encontro fica também, marcada, pelo facto de não se realizar num fim-de-semana. Como é do Vosso conhecimento, temos organizado o encontro no primeiro fim-de-semana de Junho. Mas, como este ano coincidiu com um acto eleitoral, tivemos que organizar no meio da semana. Aproveitamos os dois feriados nacionais e agradecemos aos grupos participantes que aceitaram a nossa proposta e cá estão em São Roque do Faial para mostrar um pouco daquilo que se vai fazendo a nível cultural no nosso concelho.
Agradeço às instituições que nos apoiam nomeadamente: a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, a Câmara Municipal de Santana, a Junta de Freguesia de São Roque do Faial, a Fundação INATEL, a Rádio Santana FM e a Paróquia de São Roque do Faial. Agradeço, também, às várias instituições que colaboram com a Casa do Povo de São Roque do Faial cedendo os seus meios de transporte.
Sem a participação dos grupos e o esforço das instituições a que estão ligadas, esta iniciativa deixava de existir, por isso é para eles o meu maior agradecimento. Continuem a trabalhar e a manter vivos os “Costumes e Tradições” das gentes do Concelho de SANTANA.


Junto à igreja de São Roque do Faial


PROGRAMA
Quarta, 10 de Junho

19:30 horas – Música Ambiente
20.00 horas – Desfile dos grupos participantes – 1ª Parte
Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses” da Casa do Povo de São Roque do Faial;
Grupo de Dança Juvenil da Ribeira Funda;
“Nova Geração” da Associação Desportiva e Cultural do Faial;
Grupo de Modalidades Artísticas da Escola de São Roque do Faial;
“Power Dance” da Casa do Povo de São Jorge;
Tuna da Casa do Povo do Faial;
Grupo de Dança da Casa do Povo da Ilha;
Grupo de Dança “100% Jovem” da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral;
Grupo Recreativo da Casa do Povo de São Roque do Faial;
Grupo de Rock “Lazy Gang” da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral.

Quinta, 11 de Junho

15:00 horas - Música Ambiente
15:30 horas - Desfile dos grupos participantes – 2ª Parte
Grupo Coral da Casa do Povo de São Roque do Faial;
Grupo de Teatro da Casa do Povo da Ilha;
Orquestra de Bandolins da Casa do Povo de São Roque do Faial;
Grupo Coral Infantil da EB1/PE Caminho Chão – Santana;
“Tunacedros” da Casa do Povo de São Roque do Faial;
Banda Filarmónica do Faial;
Grupo Coral Infanto-Juvenil da Casa do Povo de Santana;
Grupo de Animação “Lírios do Norte”;
Grupo Coral da Casa do Povo de São Jorge;
“Tuna D’Arco” da Casa do Povo do Arco de São Jorge;
Modalidade de Cordofones da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral;
Grupo Coral Infantil da Escola Básica do 1º Ciclo de São Jorge;
Banda de Nossa Senhora de Fátima do Arco de São Jorge;
Grupo de Teatro da Casa do Povo de Santana;
“Profonia” da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral;
Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana;
Banda Municipal de Santana;


19.30 horas - Entrega de troféus aos grupos participantes, com a presença das entidades oficiais.